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Retrato da Escola

Breve Histórico de nossa instituição de ensino


O Colégio Estadual Tancredo Neves atende a aproximadamente, 1.400 (mil e quatrocentos alunos) matriculados nas duas etapas finais da Educação Básica: Ensino Fundamental - do 6º a 9º ano - e Ensino Médio, nas modalidades regular e profissionalizante (Técnico em Meio Ambiente), nos períodos matutino, vespertino e noturno. A instituição oferece Sala de Apoio a Aprendizagem para alunos com dificuldades de aprendizagem e, na modalidade Educação Especial, oferece atendimento na Sala de Recursos Multifuncional. Contamos ainda com duas turmas de EJA – Educação de Jovens e Adultos de Alfabetização (Fase I e Fase II) que atendem alunos do Ensino Fundamental e Médio. No contra turno escolar o colégio oferece o Projeto CELEM com aulas de Espanhol, nível básico e avançado. Temos ainda, no turno intermediário, atividade complementar desportiva. Em parceria com o SESC/PR, oferece Projeto Futuro Integral, através de Oficinas realizadas com ênfase no desenvolvimento do Raciocínio Lógico-matemático e Produção Textual e, Projeto de Sala de Apoio à Aprendizagem. Abriga o projeto PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - na disciplina de Geografia, além de parceira com as Universidades: UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná -, UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná -, UNIPAR – Universidade Paranaense -, para projetos relacionados ao ensino e a aprendizagem, e ações de Formação Continuada do quadro de professores e funcionários.

Nossos alunos são oriundos de famílias assalariadas em sua grande maioria. É uma comunidade que por sua dimensão e diferenças, apresenta uma condição fácil de se trabalhar. As famílias, responsáveis pelos alunos uma quantidade razoável trabalha na BRF (frigorífico que está instalado no bairro) . O poder aquisitivo da maioria das famílias contempla uma forma simples mas com moradia própria e condições de manter o mínimo para manutenção dos seus.

Nossa escola busca aprimorar e estar conectada dentro das condições apresentadas em cada momento. Participamos de um Projeto PIBID de informática com a UTFPR, o qual, trabalhou com um grupo de alunos a Robótica na Educação. Elaboramos questionários on line para promover pesquisas no contexto escolar, entre elas, pesquisa para auto identificação racial, Inscrições para cursos e eventos, inscrições para ENEM, aulas on line e avaliações. O uso do celular foi pontual para realização do Concurso de Fotografia. O objetivo principal do concurso é incentivar produções fotográficas criativas e de qualidade técnica. Estas produções devem apresentar a realidade em que o aluno está inserido, transpondo para a fotografia problemas sociais e ou pontos relevantes do bairro onde vive. O laboratório de informática é o mais utilizado para realização de pesquisas em geral conforme encaminhamento e orientação dos professores.

No PPP e na PPC, existem registro de organização no planejamento do professor de diferentes maneiras pedagógicas de aplicabilidade na aprendizagem quanto a utilização das tecnologias no espaço escolar. São pontuadas como ferramentas de apoio no processo ensino/aprendizagem. Nas semanas pedagógicas são estudados os meios midiáticos disponíveis e com possibilidades de serem acessados nas aulas.

Nossos alunos utilizam as TDIC na sua grande maioria para as redes sociais. A interação acontece muito com as conversas informais online pelo celular. A pesquisa científica ocorre quando o professor planeja, orienta e encaminha a atividade. Os professores procuram dinamizar o trabalho utilizando os meios midiáticos disponíveis no ambiente escolar e ou fora dele se possível.

Não existe uma pesquisa sobre o acesso à internet e smartphone de alunos e professores. Porém, percebemos que praticamente todos possuem um celular e se não possuem internet própria, acessam em ambientes que a possuem.

A direção escolar utiliza o email e as redes sociais para passar todas as informações pedagógicas aos professores/educadores e comunidade escolar. Hoje os meios de comunicação midiáticos são indispensáveis para que a comunicação seja momentânea e dinâmica.

Utilizaremos o vídeo para representar o Retrato da Escola porque promove a participação das pessoas envolvidas com mais facilidade e qualidade podendo ser disponibilizada para trabalhos futuros na escola.












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